SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33THE RESEARCH ON EDUCATION POLICY IN BRAZIL: AN ANALYSIS OF THE THEORETICAL-EPISTEMOLOGICAL ASPECTSLITERATE EDUCATIONAL DISCOURSE IN THE LITERACY CLASSROOM: DIFFERENT TEACHING STYLES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

GARRE, Bárbara Hees  and  HENNING, Paula Corrêa. DISCURSO DA CRISE AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e138587.  Epub Mar 24, 2017. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698138587.

O artigo problematiza o discurso de crise ambiental na atualidade. A partir de algumas ferramentas da análise do discurso foucaultiana, discute-se um dos enunciados que compõe o discurso aqui investigado: o “Terror e medo pela perda do Planeta”. O estudo toma como corpus discursivo a revista Veja, especialmente reportagens produzidas a partir de 2001, em que enunciações ocupadas por terror e medo se tornam evidentes na mídia em análise. Discussões acerca do medo em Zigmunt Bauman, biopoder/biopolítica em Michel Foucault e cultura a partir de estudiosos do campo da Educação Ambiental são tomados como aportes teóricos desse estudo. Nas reportagens em evidência, há um forte chamamento para riscos e perigos quanto à continuidade de vida na Terra atrelado ao convite para que participemos da grande campanha mundial. Pensarmos possibilidades de enfrentar medos líquidos modernos, produzindo outros modos de nos relacionarmos com o ambiente, é um dos desafios dessa pesquisa.

Keywords : Crise ambiental; Mídia impressa; Estudos Foucaultianos..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )