SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34REVISITING THE NOTION OF CURRICULAR JUSTICE: PROBLEMATIZATIONS THE PROCESS OF SCHOOL KNOWLEDGE SELECTIONTEACHER PROFESSIONAL DEVELOPMENT: THE TRAJECTORY OF A TEACHER SUPERVISOR IN PIBID author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ROSSATO, Maristela; MATOS, Jonas Filippe  and  PAULA, Ribanna Martins de. A SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR E SUA EXPRESSÃO NAS AÇÕES E RELAÇÕES PEDAGÓGICAS. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e169376.  Epub Jan 10, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698169376.

O objetivo do artigo é analisar como está constituída a subjetividade de professores expressa por meio das ações e relações pedagógicas vivenciadas no cotidiano da escola. A pesquisa foi metodologicamente orientada pela Epistemologia Qualitativa, visando estabelecer um olhar complexo e sistêmico sobre o tema. Utilizou-se como recursos de investigação o Complemento de Frases e a Entrevista com 05 (cinco) professores de ensino Médio e Superior. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível identificar que a subjetividade do professor, que se expressa em suas ações e em suas relações pedagógicas, está constituída por meio de processos e formações que sinalizam para o reconhecimento da importância das experiências vividas, o enfrentamento de desafios como fator de mudança, a busca constante da atualização do conhecimento, a consciência dos próprios limites, a preocupação com o bem-estar do outro e a consciência de sua ação profissional na vida dos estudantes.

Keywords : Subjetividade; Sujeito; Ações e relações pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )