SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34Discourse analysis of students-workers on school truancy: A specific case in the math coursePROFESSIONAL DEVELOPMENT WITHIN TEACHER LEARNING COMMUNITIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MARTINS, Rosana Maria  and  ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes. CAMINHOS DE APRENDIZ DE PROFESSORA: PROCESSOS IDENTITÁRIOS EM UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM ONLINE. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e172625.  Epub Jan 10, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698172625.

Este artigo discorre sobre a constituição, em contextos colaborativos, da identidade docente de futuras professoras participantes de uma investigação sobre uma comunidade de aprendizagem online. Para este texto, buscou-se compreender como se expressam, nas narrativas, os indícios de constituição da identidade docente de licenciandas em formação. Os dados dessas narrativas autobiográficas mostraram como esse processo contribui para a constituição da identidade profissional docente e do desenvolvimento profissional, que se revelam em constante tensão, em um continuum, em que as experiências vivenciadas transcendem a polaridade teoria-prática e estão sempre vinculadas ao saber que emerge no próprio viver e fazer, a fim de significá-lo, problematizá-lo ou iluminá-lo.

Keywords : Formação inicial em Pedagogia; Aprendizagem da docência; Identidade docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )