SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34TEACHING KNOWLEDGE: POLICIES FOR TEACHER’S KNOWLEDGE RECOGNITION IN BRAZILIAN VOCATIONAL EDUCATIONINDIVIDUAL LEARNING, ORGANIZATIONAL SUPPORT AND PERCEIVED TEACHING PERFORMANCE: A STUDY WITH UNIVERSITY TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

VASCONCELOS, Michele de Freitas Faria de; CARDOSO, Lívia de Rezende  and  FELIX, Jeane. POR UMA EDUCAÇÃO OBSCENA A DESFOCAR NOSSOS CORPOS DE HIPO MULHERES. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e177614.  Epub Feb 19, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698177614.

Este texto se tece agenciado ao filme “Itão Kuêgü: as hiper mulheres”. Com e a partir de imagens em movimento, criou-se um percurso que extrapolou a tela, sendo possível analisar pedagogias corporais denvolvidas na produção de cenários educacionais contemporâneos. Ensaiamos uma escrita que compõe imagens obscenas tomadas aqui como hiper mulheres, a desfocar nossos corpos de hipo mulheres: corpos generificados produzidos pelas decentes e boas pedagogias, corpos vestidos e educados por muitos ensinamentos, corpos em conformidade a um ser de determinado gênero. Objetivamos problematizar alguns modos em que aprendizagens de gênero ocorrem incessantemente nos currículos, mostrando-nos como homens e mulheres devem ser e se relacionar consigo e com os outros. Nesse movimento,operamos em favor da obscenidade da educação, no sentido do que é deixado fora de cena nos espaços educacionais, recompondo neles outros corpos em desaprendizagens, corpos hiper. Argumentamos, portanto, que é preciso desconstruir e desaprender os ensinamentos hipo para experimentarmos tantas outras subjetividades hiper mulheres. Currículos poderiam acolher a novidade obscena da vida?

Keywords : Corpo; Relações de Gênero; Educação; Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )