SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34EDUCATIONAL POLICIES AND THEIR EFFECTS ON SCHOOLINGSPACES AND TIMES: HIGH-SCHOOL’S REINVENTION INTERPRETED BY YOUNGSTERSWHAT DO SCHOOL MANAGEMENT TEAMS THINK ABOUT SPECIALIZED EDUCATIONAL ASSISTANCE? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ALBUQUERQUE, Moema Helena Koche de; ROCHA, Eloisa Acires Candal  and  BUSS-SIMAO, Márcia. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS CURRÍCULOS DE PEDAGOGIA. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e183858.  Epub Mar 08, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698183858.

O presente artigo apresenta dados de uma pesquisa que objetivou analisar os currículos dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Federais no Brasil considerando a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia em 2005. A análise das configurações curriculares contemplou trinta e três universidades das quarenta e sete que ofereciam o curso de graduação em Pedagogia. A fim de analisar a configuração dos currículos de Pedagogia para a formação específica da docência para a educação infantil, foi preciso dar visibilidade ao lugar que as crianças e a infância ocupam no seu interior. A análise destes conteúdos buscou identificar ainda a existência de diálogos interdisciplinares para tratar da infância e suas consequências para a consolidação conceitual e a orientação das ações pedagógicas com as crianças na educação infantil.

Keywords : Educação infantil; Currículo; Pedagogia; Formação docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )