SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34TEACHER EDUCATION FOR EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN PEDAGOGY CURRICULAVALIDATION OF SCIENTIFIC LITERACY ASSESSMENT INSTRUMENT FOR HIGH SCHOOL GRADUATES IN TRAFFIC APPLIED PHYSICS CONTEXT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MARQUES DE OLIVEIRA, Neusa Denise  and  CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado. O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e173991.  Epub Apr 10, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698173991.

O artigo apresenta um estudo que teve por objetivo investigar as compreensões das equipes diretivas escolares sobre o serviço de Atendimento Educacional Especializado. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário. Participam da pesquisa sete diretores(as), oito supervisores(as) e sete orientadores(as) de sete escolas de uma cidade do Estado de Santa Catarina, totalizando 22 participantes. A análise de conteúdo foi utilizada para analisar as compreensões das sete Equipes Diretivas (ED). Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes tem uma compreensão sobre o AEE focada no público alvo da Educação Especial. Assim, o Atendimento Educacional Especializado parece ser entendido pelas equipes diretivas como um serviço individualizado, setorizado e com pouca interlocução entre os profissionais da escola.

Keywords : Gestão escolar; Equipe diretiva escolar; Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )