SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34WHAT DO SCHOOL MANAGEMENT TEAMS THINK ABOUT SPECIALIZED EDUCATIONAL ASSISTANCE?YOUNG PEOPLE, READING MEDIATIZATION AND NARRATIVES OF EXISTENTIAL MEANING: IMPLICATIONS TO SCHOOL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

VIZZOTTO, Patrick Alves  and  MACKEDANZ, Luiz Fernando. VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA FÍSICA DO TRÂNSITO. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e202974.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698202974.

Apresentamos o procedimento de validação de um instrumento para verificação de aspectos da Alfabetização Científica para egressos do Ensino Médio. O questionário dividiu-se em questões sobre conceitos da física aplicada em situações do trânsito e sobre características do perfil das aulas de Física assistidas pelos egressos durante o Ensino Médio. Contando inicialmente com 64 itens, os mesmos foram avaliados quanto ao seu conteúdo por professores da área e posteriormente, através de testes estatísticos, estimou-se os quantitativos de validação e confiabilidade. Ao final, 19 itens foram removidos e obteve-se um instrumento considerado válido e fidedigno com 25 itens sobre física no trânsito e 20 itens sobre o perfil do Ensino de Física, com fins de utilização para avaliação da alfabetização científica.

Keywords : Física aplicada ao trânsito; Ensino de Física; Retenção do conhecimento..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )