SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)JOVENS, MIDIATIZAÇÃO DA LEITURA E NARRATIVAS DE SENTIDO: IMPLICAÇÕES PARA A ESCOLA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

VIZZOTTO, Patrick Alves  y  MACKEDANZ, Luiz Fernando. VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA FÍSICA DO TRÂNSITO. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e202974.  Epub 20-Sep-2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698202974.

Apresentamos o procedimento de validação de um instrumento para verificação de aspectos da Alfabetização Científica para egressos do Ensino Médio. O questionário dividiu-se em questões sobre conceitos da física aplicada em situações do trânsito e sobre características do perfil das aulas de Física assistidas pelos egressos durante o Ensino Médio. Contando inicialmente com 64 itens, os mesmos foram avaliados quanto ao seu conteúdo por professores da área e posteriormente, através de testes estatísticos, estimou-se os quantitativos de validação e confiabilidade. Ao final, 19 itens foram removidos e obteve-se um instrumento considerado válido e fidedigno com 25 itens sobre física no trânsito e 20 itens sobre o perfil do Ensino de Física, com fins de utilização para avaliação da alfabetização científica.

Palabras clave : Física aplicada ao trânsito; Ensino de Física; Retenção do conhecimento..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )