SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA FÍSICA DO TRÂNSITOLÍNGUAS ADICIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS: DISCUSSÃO A PARTIR DE UM CENÁRIO INTERCULTURAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

SOUSA, Cirlene Cristina de  e  MACANEIRO, Marcial. JOVENS, MIDIATIZAÇÃO DA LEITURA E NARRATIVAS DE SENTIDO: IMPLICAÇÕES PARA A ESCOLA. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e153786.  Epub 20-Set-2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698153786.

Partindo de uma pesquisa de campo, os autores tecem uma análise sobre a midiatização da leitura e a preferência juvenil por narrativas mitológicas, hoje reeditadas em livros, filmes e séries televisivas, com suas extensões online. A análise destaca os novos suportes e protocolos de leitura entre os jovens; a diversidade e interação disponibilizadas pela leitura midiatizada; os efeitos da midiatização nos modos de ler dos jovens; e a relação de sentido entre as obras épico-mitológicas e a condição juvenil contemporânea. O artigo se encerra com indicações para a educação escolar: a oferta de mediadores entre textos e jovens-alunos da parte da escola, a relação entre novas tecnologias de comunicação e a pedagogia, a importância do ofício da lição na relação com os jovens-alunos midiatizados.

Palavras-chave : Leitura; Midiatização; Juventude; Narrativas mitológicas; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )