SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34ADDITIONAL LANGUAGE TAUGHT IN PUBLIC SCHOOLS: DISCUSSION FROM AN INTERCULTURAL SCENARIOTHE DEBATE ABOUT CURRICULUM POLICY AND THE MEANING OF SUPERVISED INTERNSHIPS (1996-2006): AN ANALYSIS BASED ON DISCOURSE THEORY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

VELOSO, Geisa Magela; PAIVA, Aparecida  and  VEIGA, Cynthia Greive. MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS E O PAPEL DA LEITURA COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938). Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e169233.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698169233.

O artigo tem por objetivo identificar representações sobre o método de alfabetização global de contos, analisando o papel da leitura no processo de renovação das práticas de ensino e na instauração da modernidade. Tomando o jornal Gazeta do Norte como fonte documental, constatou-se que a cidade de Montes Claros - MG fez adesão à Reforma Francisco Campos (1927-1928), que impôs o método global de contos para alfabetizar com base na compreensão dos textos e não apenas na memorização de unidades linguísticas. Os discursos disseminados ainda indicam que o ensino da leitura deveria possibilitar a pesquisa, a reflexão e o uso da linguagem em diferentes situações comunicativas.

Keywords : Método global de contos; Leitura compreensiva; Modernidade pedagógica; Práticas alfabetizadoras.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )