SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34“SCIENCE WITHOUT BORDERS” AS A DISCOURSIVE EVENT AND POWER/KNOWLEDGE DEVICEWORDS FROM A BASQUE INDIGENOUS WOMAN: READINGS ABOUT GABRIELA MISTRAL’S INTELLECTUAL COMMITMENT WITH THE SPANISH CIVIL WAR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SOUSA, MARCIO BARRADAS  and  BARBOSA ALBUQUERQUE, MARIA BETÂNIA. BENZER, ORAR E EDUCAR: PERCURSOS DE UMA CURADORA DA AMAZÔNIA. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e183866.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698183866.

O artigo analisa a benzedura como prática educativa a partir da experiência de uma curadora evangélica, cuja prática se assenta no enfrentamento de doenças físicas e espirituais, no ensino de terapêuticas e da doutrina evangélica. O quilombo de Abacatal no Pará é o lócus de seu atendimento, espaço de circulação de saberes. A experiência de Dona Dionéia revela a benzedura como premissas para pensarmos o processo educativo sobre o qual assenta sua prática. Teoricamente, o artigo situa-se na interface entre educação e antropologia. Caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa do tipo etnográfico sob a metodologia da História oral. A prática educativa de Dona Dionéia mobiliza saberes ambientais, medicinais, espirituais e corporais. Assim, homens e mulheres aprendem a partir da observação que fazem do rito de cura, na escuta das orações e terapêuticas, na imitação da técnica de produção e (re)criação do remédio, configurando uma pedagogia do cotidiano.

Keywords : Educação; Benzedura; Saberes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )