SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34GRAMSCI, AS REVISTAS, O INTELECTUAL E A EDUCAÇÃOFATORES DETERMINANTES DA EVASÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

ANDRADE, Felipe Macedo de; KOSLINSKI, Mariane Campelo  e  CENEVIVA, Ricardo. FATORES ASSOCIADOS À ROTATIVIDADE DE DIRETORES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e182446.  Epub 20-Set-2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698182446.

Este estudo investiga a rotatividade de diretores no município do Rio de Janeiro, no período de 2006 a 2012, período que compreende o momento antes e depois da implementação de políticas de responsabilização escolar pela Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do estudo foi investigar os fatores associados às taxas de rotatividade de diretores em escolas de ensino fundamental da rede municipal, frente ao aumento das pressões sobre o cargo de diretor, decorrentes da mudança nas regras de provimento de cargo e da adoção de políticas de responsabilização escolar. Os resultados sugerem que a experiência do diretor, a porcentagem de alunos com distorção idade-série nas escolas e o desempenho dos estudantes estão associados à probabilidade dos diretores permanecerem no cargo, em especial nos mandatos que se iniciaram no período após a adoção de políticas de responsabilização escolar.

Palavras-chave : Rotatividade de diretores; Políticas de responsabilização escolar; Avaliação da educação; Seleção de diretores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )