SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34DETERMINANT FACTORS FOR UNDERGRADUATE STUDENT’S DROPOUT IN AN ACCOUNTING STUDIES DEPARTMENT OF A BRAZILIAN PUBLIC UNIVERSITYINTRODUCTION DERMEVAL SAVIANI’S MARXIST CONCEPTIONS OF HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY IN RELATION TO KNOWLEDGE THEMES: CONTRIBUTIONS TO THE CURRICULUM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

FREITAS, Gisele Marcia de Oliveira; CAVALCANTE, Társio Ribeiro; AMORIM, Antonio  and  FREITAS, Katia Siqueira de. A PRÁTICA DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA NO ESTADO DA BAHIA. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e185697.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698185697.

Este artigo resultou de pesquisa quali-quanti sobre as práticas da gestão da educação de jovens e adultos (EJA), oferecida pelo Serviço Social da Indústria (SESI), durante o ano de 2015, no estado da Bahia. O objetivo foi investigar, a partir dos olhares de sujeitos envolvidos, como ocorria a gestão nesse contexto da pesquisa e qual o estilo dominante. O referencial teórico envolveu Amorim (2012), Barbosa (1995), Campos (2004), Castro (1998), Cury (2002), Diniz-Pereira (2006), Freitas e Pilla (2006), Gadotti e Romão (2004), Libâneo (2001), Lück et al (2012), entre outros. Como resultados, podemos afirmar que os investigados declararam entender que a participação nas práticas gestoras e pedagógicas é fundamental para o estabelecimento de ações gestoras, democráticas e participativas. Elas ampliam e fortalecem a qualidade gestora no âmbito institucional.

Keywords : Gestão da educação; Educação de Jovens e Adultos; SESI-Bahia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )