SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34PRACTICE OF YOUTH AND ADULT EDUCATION MANAGEMENT IN SOCIAL SERVICE INDUSTRY IN THE STATE OF BAHIAAND NOW, WHO AM I? I WILL REMEMBER, IF I CAN! I’M DETERMINED TO DO IT!: IDENTITY (DE)CONSTRUCTIONS OF A TEACHER WHO TEACHES ABOUT SCIENCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

RIBEIRO, Márden de Pádua  and  ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. AS CONCEPÇÕES MARXISTAS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DERMEVAL SAVIANI EM RELAÇÃO À TEMÁTICA DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES AO CURRÍCULO. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e186783.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698186783.

O presente artigo traz à tona as contribuições do educador brasileiro Dermeval Saviani ao campo do currículo. Para isso, utiliza de pesquisa bibliográfica resgatando os princípios marxistas de sua obra, articulando-os ao campo do currículo tendo como pano de fundo a temática do conhecimento. O trabalho utiliza também comentadores de Saviani de modo a tornar mais completa e diversificada a análise. Resgatar as contribuições de Saviani ao currículo é importante em um momento que o campo se afasta da temática do conhecimento (MOREIRA, 2001, 2002, 2007, 2010, 2012) ao priorizar as articulações com a cultura sob viés marcadamente pós-estruturalista. Assim, as concepções de Dermeval Saviani se mantêm atuais e polêmicas ao campo, ao defender uma concepção de conhecimento que acolhe princípios de universalidade, e que prioriza a necessidade do currículo como um vetor de transmissão dos conhecimentos tidos como patrimônios da humanidade.

Keywords : Currículo; Dermeval Saviani; Conhecimento.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )