SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34ENTRE O PASSADO E O PRESENTE: CONTRASTES DE ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO DISTRITO FEDERALCURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

GONZALEZ GARCIA, Javier. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ABORDAGEM MULTIMODAL. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e177266.  Epub 20-Set-2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698177266.

O artigo enfoca uma revisão do conceito de alfabetização multimodal, analisando esse conceito operacionalmente. Baseia-se em suas possibilidades de uso e em sua necessidade de coesão ao aplicar seus princípios. Uma característica retórica do design dos textos é detectada a partir das novas aplicações no uso de novas tecnologias. Por fim, insere-se um exemplo de atividade que exemplifica um processo de alfabetização multimodal. Conclui-se que a natureza dessa proposta de alfabetização é moldada pelos processos de análise, reflexão e produção documental que englobam a diversidade multimodal das línguas e a diversidade multicultural das pessoas que delas participam.

Palavras-chave : A multimodalidade; Retórica; Semiótica social; Escrever textos; Alfabetização precoce.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )