SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34TEACHERS AND STUDENTS ON FACEBOOK: COLLABORATION AS A WAY OF POTENTIATING AGENCYMEDIATION STRATEGIES IN TEACHING WORK: A STUDY IN A PUBLIC UNIVERSITY IN THE AMAZON author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

OLIVEIRA, ELISABETE REGINA BAPTISTA DE  and  VIANNA, CLÁUDIA PEREIRA. QUANDO E COMO USAR ENTREVISTAS POR E-MAIL: REFLEXÕES COM BASE EM PESQUISA SOBRE ASSEXUALIDADE. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e192012.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698192012.

Com base em pesquisa sobre assexualidade, este artigo traz reflexões sobre os limites e as possibilidades do uso de entrevistas por e-mail. Com o objetivo de alcançar pessoas autoidentificadas como assexuais - em diferentes lugares do Brasil - a investigação que deu origem ao artigo utilizou o e-mail como ferramenta metodológica. Este artigo apresenta os desafios da realização de entrevistas por e-mail diante da ausência de pistas sociais como gestos, entonação de voz e linguagem corporal. Também expõe as vantagens ao possibilitar maior alcance geográfico dos sujeitos, ao permitir a participação de pessoas que - por diferentes motivos - não concederiam entrevista presencialmente; e ao viabilizar o contato com uma autoidentificação nascida e difundida nos meios virtuais. Esses aspectos evidenciam o fortalecimento das tecnologias de informação e comunicação como instâncias socializadoras no processo de construção identitária na contemporaneidade e a contribuição do acesso à internet para o enriquecimento da pesquisa sobre assexualidade.

Keywords : Pesquisa; Entrevistas por e-mail; Educação; Assexualidade; Diversidade sexua.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )