SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34PROFESSORES E ALUNOS NO FACEBOOK: A COLABORAÇÃO COMO FORMA DE POTENCIALIZAR A AGÊNCIAESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA AMAZÔNIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

OLIVEIRA, ELISABETE REGINA BAPTISTA DE  e  VIANNA, CLÁUDIA PEREIRA. QUANDO E COMO USAR ENTREVISTAS POR E-MAIL: REFLEXÕES COM BASE EM PESQUISA SOBRE ASSEXUALIDADE. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e192012.  Epub 20-Set-2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698192012.

Com base em pesquisa sobre assexualidade, este artigo traz reflexões sobre os limites e as possibilidades do uso de entrevistas por e-mail. Com o objetivo de alcançar pessoas autoidentificadas como assexuais - em diferentes lugares do Brasil - a investigação que deu origem ao artigo utilizou o e-mail como ferramenta metodológica. Este artigo apresenta os desafios da realização de entrevistas por e-mail diante da ausência de pistas sociais como gestos, entonação de voz e linguagem corporal. Também expõe as vantagens ao possibilitar maior alcance geográfico dos sujeitos, ao permitir a participação de pessoas que - por diferentes motivos - não concederiam entrevista presencialmente; e ao viabilizar o contato com uma autoidentificação nascida e difundida nos meios virtuais. Esses aspectos evidenciam o fortalecimento das tecnologias de informação e comunicação como instâncias socializadoras no processo de construção identitária na contemporaneidade e a contribuição do acesso à internet para o enriquecimento da pesquisa sobre assexualidade.

Palavras-chave : Pesquisa; Entrevistas por e-mail; Educação; Assexualidade; Diversidade sexua.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )