SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34WHEN AND HOW TO USE E-MAIL INTERVIEWS: REFLECTIONS BASED ON A RESEARCH ABOUT ASEXUALITYTEACHER TRAINING PROGRAMS FOR PRIMARY SCHOOL IN GERMANY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

TUNDIS, Amanda Gabriella Oliveira; MONTEIRO, Janine Kieling; SANTOS, Anelise Schaurich dos  and  DALENOGARE, Franciele Santiago. ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA AMAZÔNIA. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e172435.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698172435.

A pesquisa procurou identificar estratégias de mediação no trabalho utilizadas por docentes de Ensino Superior Público, na região amazônica. Além de aspectos positivos, dificuldades no trabalho e sugestões para amenizá-las. Estudo descritivo, de análise mista com frequência e análise de conteúdo. Foi aplicado um questionário sociodemográfico e laboral com 52 docentes, que identificaram como positivo: ter relações satisfatórias com colegas (33%), possibilidades em pesquisa, ensino e extensão (31%), a flexibilidade no horário (23%) e a relação estabelecida com os alunos (19%). E como dificuldades os problemas na infraestrutura da Instituição (59,7%), nas relações socioprofissionais (50%), a sobrecarga de trabalho (19,2%), e a burocracia no fluxo de serviços administrativos (15,4%). As estratégias defensivas frequentes foram racionalização, isolamento e compensação. A mobilização subjetiva apresentou-se mais individual do que coletiva. Apesar do uso de estratégias, os docentes não têm conseguido modificar o contexto de trabalho marcado pelo baixo número de docentes em atividade.

Keywords : Psicodinâmica do trabalho; Setor público; Trabalho docente; Universidades.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )