SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34WHAT IS ORALITY TEACHING? ANALYSIS OF PROPOSALS PRESENTED IN TEACHING BOOKS FOR BASIC EDUCATION’S EARLY YEARSMUSICAL LITERACY OF FOREIGN LANGUAGE TEACHERS (ENGLISH) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

OLIVEIRA, Natália Fraga Carvalhais  and  MELO, Savana Diniz Gomes. A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e181620.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698181620.

Este artigo discute a relação entre a universidade e a educação básica no contexto da extensão universitária e das políticas de ampliação da jornada escolar. Toma como objeto de análise o Programa Escola Integrada da Universidade Federal de Minas Gerais, uma ação de extensão universitária relacionada à política de ampliação da jornada escolar da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, no período de 2006 a 2013. O estudo se fundamenta em um referencial teórico crítico. Tomaram-se como fontes documentos institucionais e oficiais e entrevistas com gestores na universidade e na secretaria e com professoras comunitárias de três escolas públicas. O texto procura caracterizar o programa com ênfase em seu histórico, funcionamento e abrangência, e também, evidenciar as percepções dos sujeitos entrevistados sobre o papel das instâncias envolvidas e sobre as relações estabelecidas ‒ apontando alguns limites e contribuições dessas relações.

Keywords : Universidade; Extensão universitária; Educação básica; Jornada escolar ampliada..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )