SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34DEAF’S WAY OF LIFE AND ITS CULTURAL MARKERSHYBRIDIZATION OF ACADEMIC CULTURE WITH CYBERCULTURE: ANALYSIS OF ACADEMIC PRACTICES IN MOODLE, A VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ALVES, Kallyne Kafuri  and  COCO, Valdete. SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e192608.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698192608.

Este artigo focaliza o trabalho docente no campo da educação infantil (EI), a partir da pesquisa que tematizou os sentidos dos familiares sobre a EI e suas ressonâncias no trabalho e na formação docente. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, foram desenvolvidos procedimentos de entrevistas às famílias que integravam uma fila em busca de vagas em instituição pública de EI. Com perspectiva teórico-metodológica bakhtiniana, a análise dos dados referentes aos sentidos sobre a docência na EI informa a reunião de um conjunto de elementos na composição do trabalho docente, abarcando tanto referências a amor, paciência e bondade, quanto a afirmação de requisitos formativos. Com isso, assinalam-se avanços e, simultaneamente, desafios no horizonte de fortalecer o desenvolvimento de uma profissionalidade docente, que dialogue com os sentidos sociais da EI em interface com a atenção aos processos históricos que marcam esse campo, avançando no direito à formação e na parceria com as famílias, implicando o reconhecimento e a valorização da docência voltada para as crianças pequenas.

Keywords : Trabalho docente; Educação Infantil; Formação de professores; Famílias.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )