SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34FORMA DE VIDA SURDA E SEUS MARCADORES CULTURAISHIBRIDAÇÕES DA CULTURA ACADÊMICA COM A CIBERCULTURA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS ACADÊMICAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

ALVES, Kallyne Kafuri  e  COCO, Valdete. SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e192608.  Epub 20-Set-2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698192608.

Este artigo focaliza o trabalho docente no campo da educação infantil (EI), a partir da pesquisa que tematizou os sentidos dos familiares sobre a EI e suas ressonâncias no trabalho e na formação docente. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, foram desenvolvidos procedimentos de entrevistas às famílias que integravam uma fila em busca de vagas em instituição pública de EI. Com perspectiva teórico-metodológica bakhtiniana, a análise dos dados referentes aos sentidos sobre a docência na EI informa a reunião de um conjunto de elementos na composição do trabalho docente, abarcando tanto referências a amor, paciência e bondade, quanto a afirmação de requisitos formativos. Com isso, assinalam-se avanços e, simultaneamente, desafios no horizonte de fortalecer o desenvolvimento de uma profissionalidade docente, que dialogue com os sentidos sociais da EI em interface com a atenção aos processos históricos que marcam esse campo, avançando no direito à formação e na parceria com as famílias, implicando o reconhecimento e a valorização da docência voltada para as crianças pequenas.

Palavras-chave : Trabalho docente; Educação Infantil; Formação de professores; Famílias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )