SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34HIBRIDAÇÕES DA CULTURA ACADÊMICA COM A CIBERCULTURA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS ACADÊMICAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLEA CRISE NA EDUCAÇÃO, 60 ANOS DEPOIS: APONTAMENTOS SOBRE A CRISE EDUCACIONAL MODERNA NO QUADRO TEÓRICO DE A CONDIÇÃO HUMANA, DE HANNAH ARENDT índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

CASTILLO, SANDRA SOLER. RACISMO E EDUCAÇÃO. UMA REVISÃO CRÍTICA. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e192221.  Epub 20-Sep-2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698192221.

Este artigo apresenta uma revisão crítica de racismo e educação. Primeiramente, analisa os diversos enfoques educativos dados ao tema, como o primeiro multiculturalismo, a educação antirracista e o multiculturalismo crítico. Posteriormente, o artigo desenvolve alguns elementos para pensar a práxis educativa, como a agência e o posicionamento dos professores, o desenvolvimento de uma consciência crítica, a necessidade de discutir temas como o privilégio branco, e advoga pela autodeterminação educativa. O texto conclui com a necessidade de uma educação para a equidade racial, onde caibam todos, que proponha alternativas que deem conta de como as pessoas conhecem, entendem e experimentam a si mesmos como sujeitos, como membros de uma comunidade e como cidadãos de uma nação.

Palabras clave : Racismo; Educação antirracista; Multiculturalismo crítico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )