SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34A CRISE NA EDUCAÇÃO, 60 ANOS DEPOIS: APONTAMENTOS SOBRE A CRISE EDUCACIONAL MODERNA NO QUADRO TEÓRICO DE A CONDIÇÃO HUMANA, DE HANNAH ARENDTADOECIMENTO DAS PROFESSORAS DAS PRIMEIRAS LETRAS EM OLINDA: SINTOMAS, QUEIXAS E DIAGNÓSTICOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

KOHAN, Walter Omar. PAULO FREIRE: OUTRAS INFÂNCIAS PARA A INFÂNCIA. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e199059.  Epub 20-Set-2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698x199059.

O presente texto pensa as contribuições de Paulo Freire sobre a infância. Cientes de que a infância não foi um eixo central das suas preocupações, mostramos uma contribuição singular do mestre pernambucano justamente num tópico “menor” de sua obra. Para isso estudamos a leitura que o próprio Paulo Freire oferece da sua infância em Cartas a Cristina, texto autobiográfico em que dialoga publicamente consigo mesmo. Destacaremos a imagem da infância ali presente e complementaremos esse estudo com algumas referências a outras obras. São elas: A importância do ato de ler em três artigos que se complementam; Esta escola chamada vida; Sobre educação: diálogos; Por uma pedagogia da Pergunta; À sombra desta mangueira; Pedagogia da Esperança, Pedagogia da Indignação, onde o educador pernambucano apresenta uma concepção de infância/meninice que desborda a mais tradicional ideia da infância como etapa cronológica da vida para instaurar uma ideia da infância/meninice como força da vida inclusive, ou, sobretudo, no caso de uma revolução.

Palavras-chave : Paulo Freire; Infância; Meninice; Revolução; Tempo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )