SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34SUSCEPTIBILITY TO ILLNESS OF PRIMARY TEACHERS IN OLINDA: SYMPTOMS, COMPLAINTS AND DIAGNOSESDIMENSIONING INEQUALITIES BY SEX AND COLOR: RACE IN BRAZILIAN POST-GRADUATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

PANIAGO, Rosenilde Nogueira; SARMENTO, TERESA  and  ROCHA, SIMONE ALBUQUERQUE DA. O PIBID E A INSERÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS, POSSIBILIDADES E DILEMAS. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e190935.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698190935.

Este texto resulta de pesquisa que objetivou investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência na formação inicial. De abordagem qualitativa, recolhemos dados em fontes documentais e em narrativas orais de nove licenciandos dos cursos de Matemática, Biologia e Química e de três professores da instituição locus da pesquisa. Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente para a aprendizagem da docência dos formandos por ensejar a imersão em diversas atividades de aprendizagem à docência e iniciação à pesquisa. Entretanto, foram constatadas vulnerabilidades, entre elas: a ausência de práticas efetivas dos formandos com alunos da educação básica, ausência de formação pedagógica dos formadores e inexperiência com a investigação nesse nível de ensino.

Keywords : Formação de professores; PIBID; Aprendizagem da docência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )