SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34PHYSICAL EDUCATION’S THEORETICAL BACKGROUND IN CURRICULAR PROPOSALS AT PUBLIC SCHOOLS IN SÃO PAULO: AN ANALYSIS OF PEDAGOGICAL APPROACHESWHO OPENED THE DOORS TO THE INTERNATIONALIZATION OF BASIC EDUCATION’S CURRICULUM? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

TOMAZ, VANESSA SENA  and  KNIJNIK, GELSA. TENSIONAMENTOS NA FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE PROFESSORES INDÍGENAS: UM ESTUDO DA ESCOLA XAKRIABÁ. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e187725.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698187725.

O artigo discute questões da formação inicial de professores indígenas na área da Educação Matemática, em um Curso de Licenciatura Intercultural. Especificamente, analisa os tensionamentos produzidos nessa formação, quando há a intenção de se estabelecer uma proposta intercultural, que considere jogos de linguagem matemáticos tradicionais - praticados, na contemporaneidade, pelo povo Xakriabá, da Aldeia Prata - como ponto de partida para o estudo da matemática escolar ocidental. Apoiado em um trabalho de campo centrado no “medir a terra pra fazer a roça”, em entrevistas realizadas com professores-estudantes e com uma liderança da aldeia, o estudo aponta para a impossibilidade de um processo tradutório entre esses jogos. Argumenta que os mesmos estão associados a duas distintas racionalidades, uma marcada pela contingência e a outra pela transcendência e que ambos devem se fazer presentes na escola, com a explicitação de suas respectivas racionalidades.

Keywords : Educação Matemática; Educação intercultural indígena; Jogos de Linguagem matemáticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )