SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34QUEM GIROU AS CHAVES DA INTERNACIONALIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA?DISCUSSING THE IDEOLOGICAL NATURE OF THE HABERMASIAN THEORETICAL GUIDELINES AND THEIR ASSIMILATION BY SOCIAL MANAGEMENT IN THE FIELD OF ADMINISTRATION índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

CORTES, Tanisse Paes Bóvio Barcelos; MARTINS, Analice de Oliveira  y  SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. EDUCAÇÃO MIDIÁTICA, EDUCOMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: PARÂMETROS DOS ÚLTIMOS 20 ANOS DE PESQUISAS NAS BASES SCIELO E SCOPUS. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e200391.  Epub 20-Sep-2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698200391.

O trabalho tem como objetivo investigar as pesquisas que exploram a relação entre Educomunicação e Formação docente, Educação midiática e Formação docente, nacional e internacionalmente. As buscas foram realizadas nas bases SciELO e Scopus, do período de 1997 a 2017, tendo as finalidades específicas de mapear os dados, por meio de gráficos, além de refinar os resultados para uma análise profícua das publicações. A partir dos resultados, foi possível confirmar a escassez de trabalhos nacionais e internacionais que contribuam com reflexões para uma formação docente no âmbito de uma cultura digital. Apesar de iniciativas interessantes de estudo das mídias, há a prevalência, nos cursos, de noções direcionadas ao uso das tecnologias no ensino, com ênfase disciplinar. As perspectivas críticas e criativas de leitura e produção em mídias são pouco exploradas. Assim, defende-se a Midiaeducação como um âmbito formativo fundamental para o exercício de uma cidadania ativa.

Palabras clave : Educação midiática; Educomunicação; Formação docente; Cultura digital.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )