SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34DISCUSSING THE IDEOLOGICAL NATURE OF THE HABERMASIAN THEORETICAL GUIDELINES AND THEIR ASSIMILATION BY SOCIAL MANAGEMENT IN THE FIELD OF ADMINISTRATIONEM BUSCA DE SIGNIFICADOS PARA A EXPRESSÃO “IDEOLOGIA DE GÊNERO” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

GUNTER, Glenda A.  y  BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis. Conectando, arrastando e integrando: affordances de aplicativos móveis e adoção da inovação no contexto de formação e prática do professor. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e189927.  Epub 20-Sep-2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698189927.

Apesar da adoção dos dispositivos móveis na sociedade, ainda temos a aprender sobre a percepção dos professores do potencial desses artefatos como inovação para seu desenvolvimento profissional e prática. Este estudo visa responder estas questões: que propiciamentos dos aplicativos móveis os professores percebem para seu desenvolvimento profissional e prática? O que esses propiciamentos revelam sobre os atributos em Rogers (2003), a saber: vantagem relativa, compatibilidade, complexidade, testabilidade e observabilidade? A análise das narrativas de onze professores indica que estes percebem os propiciamentos de seus dispositivos móveis para seu desenvolvimento profissional. Sobre a instrução, eles relatam que a falta de equipamentos nas escolas e a necessidade de um currículo que inclua o uso de tecnologias emergentes podem indicar um baixo grau de compatibilidade, atributo relacionado a valores do sistema social. Os propiciamentos relatados apontam a necessidade de um novo sistema de valores se quisermos adotar a aprendizagem móvel na educação formal.

Palabras clave : Aplicativos móveis; Formação de professor; Prática de sala de aula; Adoção da inovação; Propiciamentos.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )