SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM PANORAMA DO COMPROMISSO SOCIAL DA UNIVERSIDADE PÚBLICAEM BUSCA DE SIGNIFICADOS PARA A EXPRESSÃO “IDEOLOGIA DE GÊNERO” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

GUNTER, Glenda A.  e  BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis. Conectando, arrastando e integrando: affordances de aplicativos móveis e adoção da inovação no contexto de formação e prática do professor. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e189927.  Epub 20-Set-2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698189927.

Apesar da adoção dos dispositivos móveis na sociedade, ainda temos a aprender sobre a percepção dos professores do potencial desses artefatos como inovação para seu desenvolvimento profissional e prática. Este estudo visa responder estas questões: que propiciamentos dos aplicativos móveis os professores percebem para seu desenvolvimento profissional e prática? O que esses propiciamentos revelam sobre os atributos em Rogers (2003), a saber: vantagem relativa, compatibilidade, complexidade, testabilidade e observabilidade? A análise das narrativas de onze professores indica que estes percebem os propiciamentos de seus dispositivos móveis para seu desenvolvimento profissional. Sobre a instrução, eles relatam que a falta de equipamentos nas escolas e a necessidade de um currículo que inclua o uso de tecnologias emergentes podem indicar um baixo grau de compatibilidade, atributo relacionado a valores do sistema social. Os propiciamentos relatados apontam a necessidade de um novo sistema de valores se quisermos adotar a aprendizagem móvel na educação formal.

Palavras-chave : Aplicativos móveis; Formação de professor; Prática de sala de aula; Adoção da inovação; Propiciamentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )