Educação em Revista
Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621
Abstract
ASSAI, Natany Dayani de Souza; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias and ARRUDA, Sergio de Mello. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS NACIONAIS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e203517. Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698203517.
Nesse artigo, nossa proposta centra-se em apresentar os resultados de um mapeamento realizado em periódicos da área de Ensino de Ciências acerca da temática estágio supervisionado na formação inicial de professores. Realizamos uma pesquisa denominada estado da arte em 56 periódicos, resultando em um total de 87 artigos analisados, os quais foram submetidos aos procedimentos da Análise de Conteúdo. Como resultados, encontramos 8 categorias que representam os principais aspectos abordados por pesquisadores/educadores acerca dos estágios supervisionados, a saber: estratégias didáticas; discussões teóricas sobre o campo de estágio supervisionado; instrumentos formativos; ação docente; concepções dos estagiários; aprendizagem docente; evidências da constituição da identidade docente e a relação entre os sujeitos envolvidos na tríade formativa. Destacamos que esta investigação nos permitiu visualizar uma discussão plural acerca dos Estágios Supervisionados nos cursos de licenciatura, suscitando reflexões acerca das tendências nesta área e lacunas ainda a serem investigadas colocando em evidência a formação docente.
Keywords : Estágio supervisionado; Estado da arte; Formação inicial de professores; Ensino de Ciências.