SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34NOTES ON EDUCATION FOR LIBERATION PEDAGOGY IN THE PAN-AFRICAN / BLACK INTELLECTUAL TRADITION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MIRANDA, Shirley Aparecida de  and  LOZANO, Susy RocÍo Contendo. QUANDO A DIÁSPORA AFRICANA INTERPELA A EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E COLÔMBIA. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e200184.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698200184.

A presença africana é constitutiva do continente americano, mas permanece circunscrita a uma hierarquia racial. Esse processo, caracterizado pelo epistemicídio reverbera-se na educação escolar que integrou os processos de dominação à custa da negação culturas, línguas, narrativas. Práticas discursivas que se sustentam em dispositivos de políticas educacionais para o reconhecimento da presença negra no continente americano consistem no tema desse artigo. O conceito de diáspora oferece aporte analítico para focalizarmos esses dispositivos na prática discursiva dos movimentos negros e afrodescendentes. No primeiro tópico, abordamos, a partir dos procedimentos da tradução intercultural, as aproximações entre Brasil e Colômbia nas disputas dos movimentos negros e afrodescendentes pela educação. Em seguida, analisamos demandas desses movimentos convertidas em políticas de educação, sob a égide da diversidade. Por fim, identificamos reverberações das políticas de diversidade que permitem nomear as lógicas que estruturam a educação escolar e ampliar o repertório de entendimento do mundo.

Keywords : Educação; Diáspora africana; Interculturalidade; Brasil; Colômbia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )