SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED, THE RESEARCH IN THE CLASSROOM AND THE TEACHERS AS RESEARCHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ARROYO, MIGUEL G.. PAULO FREIRE: OUTRO PARADIGMA PEDAGÓGICO?. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e214631.  Epub May 15, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698214631.

O texto lembra os 50 anos da publicação da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Que interrogações chegam hoje dos oprimidos para o pensamento pedagógico? A Pedagogia do Oprimido revela que estes são novos tempos de opressão. As opressões aumentam, com requintes políticos. Os oprimidos repõem outro paradigma de formação humana, outro paradigma de humano-inumano, de desumanização-humanização. O aumento da pobreza extrema e do desemprego faz crescer o número de oprimidos desumanizados. Os oprimidos se sabem roubados em sua humanidade e se sabem ameaçados da violência do Estado. Há violência do Estado e de seus órgãos de justiça e segurança contra jovens e adolescentes exterminados nas periferias urbanas, violências contra militantes em lutas por direitos. Mas os oprimidos, em seus movimentos sociais, resistem, afirmam-se humanos e apontam para outro paradigma pedagógico.

Keywords : Opressão; Formação humana; Paradigma pedagógico..

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )