SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, A PESQUISA EM SALA DE AULA E OS PROFESSORES COMO INVESTIGADORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

ARROYO, MIGUEL G.. PAULO FREIRE: OUTRO PARADIGMA PEDAGÓGICO?. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e214631.  Epub 15-Maio-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698214631.

O texto lembra os 50 anos da publicação da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Que interrogações chegam hoje dos oprimidos para o pensamento pedagógico? A Pedagogia do Oprimido revela que estes são novos tempos de opressão. As opressões aumentam, com requintes políticos. Os oprimidos repõem outro paradigma de formação humana, outro paradigma de humano-inumano, de desumanização-humanização. O aumento da pobreza extrema e do desemprego faz crescer o número de oprimidos desumanizados. Os oprimidos se sabem roubados em sua humanidade e se sabem ameaçados da violência do Estado. Há violência do Estado e de seus órgãos de justiça e segurança contra jovens e adolescentes exterminados nas periferias urbanas, violências contra militantes em lutas por direitos. Mas os oprimidos, em seus movimentos sociais, resistem, afirmam-se humanos e apontam para outro paradigma pedagógico.

Palavras-chave : Opressão; Formação humana; Paradigma pedagógico..

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )