SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35PAULO FREIRE: OUTRO PARADIGMA PEDAGÓGICO?POLÍTICA, EDUCAÇÃO E ATUALIDADE DO PENSAMENTO FREIRIANO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

WILLIAMSON, GUILLERMO  e  HIDALGO, CAROLINA. A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, A PESQUISA EM SALA DE AULA E OS PROFESSORES COMO INVESTIGADORES. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e222219.  Epub 15-Maio-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698222219.

Há cinquenta anos, Paulo Freire escreveu Pedagogia do Oprimido. O livro, a partir de sua posição histórica de momento, realiza uma leitura dialética de uma contradição fundamental da sociedade e da educação: entre opressores e oprimidos, devendo a educação posicionar-se ao lado destes, contribuindo à conscientização como superação entre a denúncia de um mundo injusto e o anúncio de um novo mundo. Neste artigo, há uma releitura do livro a partir da pesquisa em sala de aula realizada por professores, e tendo estudantes como co-investigadores. Uma pesquisa realizada no Chile sobre o processo investigativo em escolas, colégios e centros de educação de jovens e adultos analisa entrevistas, debates e reuniões de docentes que aplicam a metodologia, debatendo uma questão central: 50 anos depois da proposta de Freire, a investigação em sala de aula, desenvolvida por professores, pode ser compreendida como uma possibilidade de pedagogia libertadora dos oprimidos?

Palavras-chave : Pesquisa; Pedagogia; Professor; Território; Consciência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )