SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, A PESQUISA EM SALA DE AULA E OS PROFESSORES COMO INVESTIGADORESA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL SOBRE A ESCOLA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

HADDAD, SÉRGIO. POLÍTICA, EDUCAÇÃO E ATUALIDADE DO PENSAMENTO FREIRIANO. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e214048.  Epub 15-Maio-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698214048.

Este texto é produto da participação do autor no IIº Congresso Internacional Paulo Freire, na mesa de diálogo “Política, educação e atualidade do pensamento freiriano”. Tomando momentos da vida do educador Paulo Freire, o artigo procura mostrar quão orgânica é a relação entre Política e Educação para ele, quão estruturante esta relação é do seu pensamento, e como foi vivenciada ao longo do tempo. É intenção, com isso, demonstrar a perenidade de alguns conceitos e aquilo que foi transitório para Freire para, assim, tomar o seu pensamento na perspectiva de atualizá-lo para a realidade que vivemos hoje. Nessa perspectiva, ao final, são apresentadas algumas das grandes questões contemporâneas que estão colocadas para a humanidade, em particular, para educadores e educadoras, conclamando a atualidade do pensamento freiriano para enfrentá-las.

Palavras-chave : Paulo Freire; Educação e Política; Pensamento freiriano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )