SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35POPULAR EDUCATION ABOUT HUMAN RIGHTS DURING THE LITERACY OF YOUNG, ADULT AND ELDERLY POPULATION: A EXPERIENCE OF PROJETO MOVA-BRASILTHE LEGACY OF PAULO FREIRE’S WORK FOR GLOBAL COUNTER HEGEMONIC EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

DINIZ-PEREIRA, JÚLIO EMÍLIO  and  SOARES, LEÔNCIO JOSÉ GOMES. FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES, DIVERSIDADE E COMPROMISSO SOCIAL. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e217314.  Epub May 15, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698217314.

O título deste artigo foi o “tema gerador” central do 2º Congresso Internacional Paulo Freire: O Legado Global. Nele, os autores partem de uma breve análise sobre a racionalidade crítica na formação de educadoras/es como alternativa às chamadas visões técnica e prática na preparação de novas/os profissionais da educação para, em seguida, apresentarem uma discussão mais teórica e conceitual sobre as diferenças entre os termos “formação de professores para a justiça social”, comum em países como os Estados Unidos, e “formação de educadoras/es por meio da transformação social” - a expressão defendida neste texto. A partir daí, eles discutem algumas características que não poderiam faltar em um programa de formação de educadoras/es por meio da transformação social para, no fim, analisar uma experiência concreta de formação orientada por meio da transformação social: a experiência do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, no Brasil, na década de 1990 e início dos anos 2000.

Keywords : Formação de educadoras/es; Racionalidade crítica; Transformação social; MST.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )