SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35TEACHER EDUCATION, DIVERSITY AND SOCIAL COMMITMENTPOPULAR EDUCATION, LATIN AMERICAN CONTEXT AND THE LEGACY OF PAULO FREIRE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

FREIRE, NITA. O LEGADO DA OBRA DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO GLOBAL CONTRA-HEGEMÔNICA. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e218004.  Epub May 15, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698218004.

A autora explicita tomar para si, neste texto, o conceito de hegemonia sob a perspectiva de Antônio Gramsci. Ela discorre sobre educação hegemônica e educação contra-hegemônica e aponta a substantiva diferença entre uma e outra que são compreensões antagônicas. A autora assevera que Paulo Freire, na sua pedagogia ou compreensão de educação ético-estético-antropológico-política, concebeu uma educação contra-hegemônica e conclui que a obra pedagógica de Paulo Freire canaliza seus princípios, conceitos, relações, prática e práxis na direção de uma educação contra-hegemônica desde a sua origem. A obra é radicalmente contra os interesses dominantes, e em qualquer das esferas da vida social, a favor das camadas subalternas, dominadas.

Keywords : Paulo Freire; Educação; Hegemonia; Práxis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )