SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35EDUCACIÓN POPULAR, CONTEXTO LATINOAMERICANO Y EL LEGADO DE PAULO FREIREHOMESCHOOLING OU EDUCAÇÃO NO LAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

VARGAS, HUSTANA MARIA. O SISU NA BERLINDA: PRESENTE E UMA PROVOCAÇÃO PARA O FUTURO. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e215020.  Epub 02-Abr-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698515020.

Nossa “Palavra Aberta” sobre o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) parte do seguinte ponto de vista: o sistema oferta e aloca de forma centralizada um bem extremamente valorizado: vagas em instituições públicas de educação superior1. Como tal, supunha-se que os objetivos contidos em suas normativas fossem atingíveis de forma relativamente segura. Decorridos oito anos de sua implantação, não é o que se verifica. Do ponto de vista sociológico, não se trata propriamente de uma novidade, conforme enunciam Boudon, Merton e Giddens. Seriam os “efeitos não intencionais de ações intencionais” (HIGGINS, 2011, p.258), o que torna bastante relevantes as investigações sobre os malogros e desafios do sistema. Assim sendo, examinamos aqui algumas restrições e conflitos que afetam os agentes envolvidos no processo, e arriscamos, ao final, uma sugestão mais radical para os desafios atualmente verificados na implementação do sistema. A perspectiva que embasa essas reflexões advém da busca pela democratização da educação superior, fundamentada em preceitos de justiça social.

Palavras-chave : SISU; Acesso ao ensino superior; Democratização do ensino superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )