SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35HOMESCHOOLING O EDUCACIÓN EN EL HOGARPERFORMANCE, EDUCAÇÃO E ENSINO DE FÍSICA: APROXIMAÇÕES IMPREVISTAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

FRANCO, MARIANA GUEDES DE OLIVEIRA  y  BAZON, MARINA REZENDE. PERCURSO E EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: TRAJETÓRIAS POSSÍVEIS. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e183939.  Epub 12-Abr-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698183939.

A escolarização dos Adolescentes em Conflitos com a Lei caracteriza-se, em geral, por indicadores negativos. Focalizando a experiência escolar destes adolescentes, Bazon, Silva e Ferrari relatam a existência de dois padrões de trajetórias, tendo por base dados de uma amostra de 06 jovens. Adotando este estudo como referência, a presente pesquisa teve como objetivos descrever o percurso escolar de adolescentes em conflito com a Lei e compreender sua experiência escolar. A investigação, de natureza qualitativa, baseada em uma abordagem biográfica, contou com a colaboração de 12 adolescentes. Os dados coletados através de entrevistas foram tratados por meio de análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram duas trajetórias escolares: Trajetória I - Da boa à má experiência escolar e Trajetória II - Uma experiência escolar preponderantemente negativa, embora pontuada por vivências positivas. As trajetórias escolares encontradas assemelharam-se às descritas por Bazon, Silva e Ferrari, porém acrescentam/detalham informações.

Palabras clave : Adolescente em Conflito com a Lei; Ajustamento Escolar; Desenvolvimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )