SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35PERFORMANCE, EDUCAÇÃO E ENSINO DE FÍSICA: APROXIMAÇÕES IMPREVISTASEMPODERAMENTO POLÍTICO DOS CIDADÃOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

LOPES, LUANA MONIQUE DELGADO; VIDOTTO, KAJIANA NUERNBERG SARTOR; POZZEBON, ELIANE  y  FERENHOF, HELIO AISENBERG. INOVAÇÕES EDUCACIONAIS COM O USO DA REALIDADE AUMENTADA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e197403.  Epub 12-Mayo-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698197403.

Mediar os processos de ensino e aprendizagem não é tarefa fácil. No contexto educacional, existem muitos casos de sucesso aliando Tecnologias da Informação e Comunicação a esta prática. Uma destas tecnologias, a Realidade Aumentada (RA), pode promover melhorias no compartilhamento de conhecimentos entre alunos e professores. Assim, este artigo objetiva verificar de que forma a RA vem sendo utilizada na educação, por meio de uma revisão sistemática da literatura sobre seu uso neste âmbito. Com base nos resultados, percebe-se que o principal impulsionador para o uso da RA é auxiliar na compreensão dos conteúdos ensinados, bem como na motivação dos estudantes. Como barreira, sobressai a dificuldade no desenvolvimento das atividades utilizando RA, por parte dos professores. O uso de dispositivos móveis, aplicação de RA a livros, uso de jogos com RA e o ensino de Engenharia Civil, Arquitetura, Design e Ciências da Saúde são alguns destaques das descobertas da revisão.

Palabras clave : Realidade Aumentada; Inovação Educacional; Tecnologias Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )