SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35POLITICAL EMPOWERMENT OF CITIZENSREDISTRIBUTIVE MECHANISMS IN THE BRAZILIAN UNION’S FINANCIAL ASSISTANCE FOR BASIC EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SILVA, Diva Souza  and  ARAUJO, Jussara de Loiola. TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: ENTRE SABERES, EXPERIÊNCIAS E NARRATIVAS. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e174316.  Epub Mar 12, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698174316.

O presente artigo apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo foi narrar e analisar, numa perspectiva crítica, a experiência da constituição docente em Matemática, de alunos-professores, em um curso a distância, quando os saberes relativos à prática docente e à formação superior se encontravam. Os sujeitos exerciam a docência em Matemática na Educação Básica e cursavam a Licenciatura pela Universidade Aberta do Brasil. O diálogo teórico empreendeu campos da formação de professores de Matemática, dos saberes docentes mobilizados nessa constituição e o percurso formativo por meio da EaD. O caminho investigativo seguiu pela abordagem qualitativa e pela “investigação narrativa”, inspirado em Clandinin e Connelly (2000) e Bolívar (2002). O material empírico envolveu questionários, entrevistas, memorial de formação e observações da trajetória desses sujeitos em formação. Os sentidos que conferiram à sua formação, como a busca de ‘presentificar ausências’, a legitimação teórica de elementos tratados no ensino, a própria certificação na formação, tensões e desencontros, são algumas das considerações da pesquisa.

Keywords : Formação de Professores de Matemática; Educação Matemática; Saberes Docentes; Narrativas; Práxis.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )