SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35REDISTRIBUTIVE MECHANISMS IN THE BRAZILIAN UNION’S FINANCIAL ASSISTANCE FOR BASIC EDUCATIONONLINE PRESENCE AS AN ELEMENT OF ANALYSIS OF THE SCHOOL/COMUNITY RELATION. THE UNIDADES EDUCATIVAS DEL MILENIO CASE ON TWITTER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

CARVALHO, FERNANDA DA ROCHA  and  WATANABE, GISELLE. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ESCOLAR: HIPÓTESES DE TRANSIÇÃO IDENTIFICADAS A PARTIR DAS IDEIAS DOS(AS) ALUNOS(AS). Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e180873.  Epub Mar 12, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698180873.

A escola vem incorporando discussão cerca das questões socioam-bientais seja devido às orientações curriculares ou abordagens midiáticas. A forma como elas vêm sendo tratadas divergem significativamente, seja do ponto de vista das estratégias utilizadas ou da própria concepção de ciência. No último caso, nota-se certa preocupação em indicar a perspectiva da complexidade como elemento orientador dessa reflexão. Considerando esses pressupostos e preocupados como a aprendizagem que vem se estabelecendo diante desse cenário, esse artigo investiga a “evolução” das ideias dos(as) alunos(as) do Ensino Médio ao participarem de uma proposta de aulas sobre o Aquecimento Global. Dos resultados, tendo como base as hipóteses de transição, foi possível identificar os percursos das ideias dos(as) estudantes ao se depararem com situações cada vez mais complexas. Nota-se que o sistema de ideias, que incluem posicionamentos sobre o ambiente, são muito dinâmicos, de forma que atingem diferentes níveis de aprendizagem em distintos momentos. Assim, nesse processo há espaços para que o(a) estudante transforme seu pensamento reducionista para um mais crítico, complexo e reflexivo, a ponto de desenvolver a responsabilidade política, cultural, econômica, social etc.

Keywords : Ensino de física; Meio ambiente; Complexidade; Conhecimento científico escolar; Hipóteses de transição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )