SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35ONLINE PRESENCE AS AN ELEMENT OF ANALYSIS OF THE SCHOOL/COMUNITY RELATION. THE UNIDADES EDUCATIVAS DEL MILENIO CASE ON TWITTERMERLÍ: MASTER OF SPEECH AND OF SCHOOL´S DECONSTRUCTION. AN ANALYSIS OF THE SPANISH SERIES ACCORDING TO PSYCHOANALYSIS AND EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MUYLAERT, Naira; CASELA, Ana Luisa Marlière; RIBEIRO, Luiz Vicente Fonseca  and  REZENDE, Wagner. ASSOCIAÇÃO DO ÍNDICE DE ATITUDES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e198087.  Epub Apr 04, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698198087.

O presente estudo alinha-se ao campo de investigação da eficácia escolar na medida em que tem como objetivo principal investigar a associação entre o desempenho dos estudantes em uma avaliação em larga escala e o índice Atitudes e Práticas Pedagógicas (IPP) - definido como um dos fatores de eficácia escolar e que se refere, de forma mais direta, à atuação do professor. Por meio de uma abordagem quantitativa, o estudo fez uso de uma modelagem estatística denominada HLM para observar a associação entre o IPP e o desempenho médio em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental avaliados pelo PAEBES - avaliação em larga escala do estado do Espírito Santo. Os principais resultados corroboram outros achados de pesquisa e dizem respeito ao efeito negativo da reprovação e do efeito positivo do IPP sobre o desempenho de ambas as disciplinas.

Keywords : Práticas Pedagógicas; Eficácia Escolar; Desempenho Escolar; HLM..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )