SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35PRESENCIALIDAD ONLINE COMO ELEMENTO DE ANÁLISIS EN LA RELACIÓN ESCUELA/COMUNIDAD. EL CASO DE LAS UNIDADES EDUCATIVAS DEL MILENIO EN TWITTERMERLÍ: MESTRE DO DISCURSO E DA DESCONSTRUÇÃO DA ESCOLA. UMA ANÁLISE DO SERIADO ESPANHOL A PARTIR DA PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

MUYLAERT, Naira; CASELA, Ana Luisa Marlière; RIBEIRO, Luiz Vicente Fonseca  e  REZENDE, Wagner. ASSOCIAÇÃO DO ÍNDICE DE ATITUDES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e198087.  Epub 04-Abr-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698198087.

O presente estudo alinha-se ao campo de investigação da eficácia escolar na medida em que tem como objetivo principal investigar a associação entre o desempenho dos estudantes em uma avaliação em larga escala e o índice Atitudes e Práticas Pedagógicas (IPP) - definido como um dos fatores de eficácia escolar e que se refere, de forma mais direta, à atuação do professor. Por meio de uma abordagem quantitativa, o estudo fez uso de uma modelagem estatística denominada HLM para observar a associação entre o IPP e o desempenho médio em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental avaliados pelo PAEBES - avaliação em larga escala do estado do Espírito Santo. Os principais resultados corroboram outros achados de pesquisa e dizem respeito ao efeito negativo da reprovação e do efeito positivo do IPP sobre o desempenho de ambas as disciplinas.

Palavras-chave : Práticas Pedagógicas; Eficácia Escolar; Desempenho Escolar; HLM..

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )