SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35MERLÍ: MASTER OF SPEECH AND OF SCHOOL´S DECONSTRUCTION. AN ANALYSIS OF THE SPANISH SERIES ACCORDING TO PSYCHOANALYSIS AND EDUCATIONINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE PUBLIC SCHOOLS OF PARANÁ: EVALUATION OF AN EDUCATIONAL POLICY IN ACTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SARDAGNA, HELENA VENITES  and  FROZZA, TATIANE DE FRAGA. NARRATIVAS E PRÁTICAS DE GOVERNAMENTALIDADE: A PERSPECTIVA DO DOCENTE SOBRE O ALUNO COM DEFICIÊNCIA. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e188848.  Epub June 15, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698188848.

Este trabalho analisa as narrativas de docentes originadas em uma escola pública da região Litoral Norte do Rio Grande do Sul, sobre processos de inclusão escolar de alunos com deficiência. Empregando o conceito foucaultiano de governamentalidade como ferramenta metodológica, questionou-se como está sendo produzido o sujeito aluno com deficiência, a partir das narrativas de nove docentes atuantes em sala de aula, no Ensino fundamental, e que relações podem ser estabelecidas com as técnicas de condução desses sujeitos, enquanto práticas de governamentalidade. Foram analisados formulários de encaminhamento dos alunos com deficiência ao atendimento educacional especializado (AEE); instrumentos avaliativos (pareceres descritivos) dos alunos com deficiência matriculados na instituição pesquisada, e entrevistas semiestruturadas com os docentes daqueles alunos. Evidencia-se a efetivação das ações inclusivas na escola, no fortalecimento do imperativo da inclusão, reforçando a instituição escolar que opera como uma maquinaria a serviço do Estado governamentalizado, disseminando condutas almejadas por seus docentes.

Keywords : Atendimento educacional especializado; Narrativas; Governamentalidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )