SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35NARRATIVES AND PRACTICES OF GOVERNMENTALITY: THE EDUCATOR’S PERSPECTIVE OF STUDENTS WITH DISABILITIESCURRICULAR CHOICE AS A PHILOSOPHICAL PROBLEM: A CRITICAL ANALYSIS OF NATIONAL CURRICULAR GUIDELINES FOR MIDDLE SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

BRANDALISE, MARY ÂNGELA TEIXEIRA. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL EM AÇÃO. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e206349.  Epub June 17, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698206349.

Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa avaliativa sobre a política educacional paranaense focada na promoção do uso das Tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas estaduais que aderiram ao projeto CONECTADOS, coordenado pela Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da SEED/PR, em 2016. Os instrumentos de coleta de dados foram: a) questionário online, para gestores escolares; b) entrevista semiestruturada com coordenadores do projeto em âmbito estadual. As dimensões avaliadas foram: a infraestrutura das TIC na escola; a participação da equipe gestora, dos professores e alunos; a integração das TIC nas práticas pedagógicas e os resultados alcançados. A análise dos dados empíricos fundamentada na teoria da política em ação de Ball, Maguire e Braun (2012) possibilita inferir que as escolas envolvidas iniciaram um processo de integração das TIC nas práticas pedagógicas que poderá dar suporte para a construção da cultura digital nos contextos escolares.

Keywords : Avaliação de políticas educacionais; Tecnologias educacionais; Teoria da política em ação; TIC na escola.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )