SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35“DEMOCRATIC MANAGEMENT” IN PUBLIC EDUCATION: A PARADOX OF THE BRAZILIAN NEOPATRIMONIALIST STATE? - THE CASE OF CEARÁTHE TEACHING FILE TO-BE-TRANSLATED IN CLASS: DIDACTIC DREAM AND CURRICULAR POETRY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

PEREIRA, NATANA LOPES; MENDES, ANGELITA DARELA; SPANHOL, FERNANDO JOSÉ  and  LUNARDI, GIOVANI MENDONÇA. BOAS PRÁTICAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DE FORMA SISTEMÁTICA NA LITERATURA. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e214739.  Epub July 09, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698214739.

Este artigo apresenta como tema boas práticas em Ambientes Virtuais de Ensino e de Aprendizagem - AVEA. Seu objetivo, além de elencar melhores práticas na literatura, visa identificar dificuldades e soluções em sua aplicação. Assim, realizaram-se diversas buscas bibliográficas de forma sistemática, para selecionar trabalhos relacionados a boas práticas em plataformas virtuais. Como resultado do método de pesquisa, além de melhores práticas aplicadas em AVEA, para efetivar a mediação do processo de ensino e aprendizagem, também identificaram-se algumas dificuldades em sua implementação. Constatou-se que esses obstáculos giram em torno de abordagens sobre competência digital docente e uso de ferramentas de aprendizagem colaborativa. Nesse viés, a pesquisa sugere, como continuidade em trabalhos futuros, a execução de programas de aperfeiçoamento docente e o desenvolvimento de um modelo com a adaptação e unificação das boas práticas identificadas, visando contribuir na mediação tecnológica de processos complexos como a elaboração de trabalhos acadêmicos.

Keywords : Ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem; boas práticas; ensino superior.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )