SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35“GESTÃO DEMOCRÁTICA” NO ENSINO PÚBLICO: UM PARADOXO DO ESTADO NEOPATRIMONIALISTA BRASILEIRO? - O CASO DO CEARÁA-TRADUZIR O ARQUIVO DA DOCÊNCIA EM AULA: SONHO DIDÁTICO E POESIA CURRICULAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

PEREIRA, NATANA LOPES; MENDES, ANGELITA DARELA; SPANHOL, FERNANDO JOSÉ  y  LUNARDI, GIOVANI MENDONÇA. BOAS PRÁTICAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DE FORMA SISTEMÁTICA NA LITERATURA. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e214739.  Epub 09-Jul-2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698214739.

Este artigo apresenta como tema boas práticas em Ambientes Virtuais de Ensino e de Aprendizagem - AVEA. Seu objetivo, além de elencar melhores práticas na literatura, visa identificar dificuldades e soluções em sua aplicação. Assim, realizaram-se diversas buscas bibliográficas de forma sistemática, para selecionar trabalhos relacionados a boas práticas em plataformas virtuais. Como resultado do método de pesquisa, além de melhores práticas aplicadas em AVEA, para efetivar a mediação do processo de ensino e aprendizagem, também identificaram-se algumas dificuldades em sua implementação. Constatou-se que esses obstáculos giram em torno de abordagens sobre competência digital docente e uso de ferramentas de aprendizagem colaborativa. Nesse viés, a pesquisa sugere, como continuidade em trabalhos futuros, a execução de programas de aperfeiçoamento docente e o desenvolvimento de um modelo com a adaptação e unificação das boas práticas identificadas, visando contribuir na mediação tecnológica de processos complexos como a elaboração de trabalhos acadêmicos.

Palabras clave : Ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem; boas práticas; ensino superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )