SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35GOOD PRACTICES IN VIRTUAL TEACHING AND LEARNING ENVIRONMENTS: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEWAFFIRMATIVE ACTION IN BRAZILIAN HIGHER EDUCATION: PATHWAYS FOR THE PROGRESS AND CONTINUANCE OF STUDENTS IN SCIENCE, TECHNOLOGY, ENGINEERING, AND MATHEMATICS (STEM) PROGRAMS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

CORAZZA, SANDRA MARA. A-TRADUZIR O ARQUIVO DA DOCÊNCIA EM AULA: SONHO DIDÁTICO E POESIA CURRICULAR. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e217851.  Epub July 09, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698217851.

Dotado de um teor ensaístico, este artigo pensa a docência no avesso da doxa educacional, da opinião pública, do espírito majoritário, do consenso burguês, da Voz do Natural, da violência do preconceito e da geleia geral espalhada com as bênçãos do poder. Discute o arquivo da docência, com o qual a Aula é feita, trabalhando-a como um conceito filosófico, que se forja num encontro tradutório entre Currículo e Didática. Realiza experimentações de escrita-e-leitura acerca do tratamento onírico desse arquivo, bem como do direito dos professores de sonhá-lo poeticamente. Conclui que cabe ao professor permanecer em vigília: ato de resistência, preparado no Currículo, conjurado na Didática, lutado na Aula.

Keywords : A-traduzir; Docência; Aula; Poética; Sonho.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )