SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35THE TEACHING FILE TO-BE-TRANSLATED IN CLASS: DIDACTIC DREAM AND CURRICULAR POETRYGIRLS AND MARRIAGEABLE YOUNG WOMEN ON THE STAGES OF SÃO JOÃO DEL-REI, MG: EDUCATION OF THE SENSIBILITIES IN THEATER PERFORMANCES OF THE CLUB DRAMÁTICO ARTHUR AZEVEDO (1915-1916) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SILVA, GUILHERME HENRIQUE GOMES DA. AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: CAMINHOS PARA A PERMANÊNCIA E O PROGRESSO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DA ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e170841.  Epub July 25, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698170841.

Este estudo aborda a questão do acesso e da permanência de estudantes pertencentes a grupos sub-representados no ensino superior. Seu propósito é compreender aspectos que contribuem para a permanência e o progresso acadêmico de estudantes beneficiados por ações afirmativas de cursos das ciências exatas. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa, os dados foram produzidos a partir de entrevistas semiestruturadas com estudantes de cursos superiores de exatas de duas universidades federais brasileiras, ingressantes por meio de ações afirmativas. Para a organização e análise dos dados, utilizaram-se ferramentas da análise de conteúdo, tendo como perspectiva teórica o inquérito crítico. A análise respaldou-se em um amplo referencial e forneceu indícios para compreender aspectos significativos da trajetória dos estudantes, os quais podem ser resumidos em cinco temas: preparação acadêmica inicial; integração social; integração acadêmica; o papel do corpo docente e elementos que transcendem o espaço pedagógico.

Keywords : Permanência; Integração Social e Acadêmica; Microagressões; Equidade; Educação Matemática.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )