SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35GIRLS AND MARRIAGEABLE YOUNG WOMEN ON THE STAGES OF SÃO JOÃO DEL-REI, MG: EDUCATION OF THE SENSIBILITIES IN THEATER PERFORMANCES OF THE CLUB DRAMÁTICO ARTHUR AZEVEDO (1915-1916)FROM FACE-TO-FACE TEACHING TO ONLINE TEACHING: THE LEARNING OF UNIVERSITY TEACHERS IN DISTANCE EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SILVA, KETIA KELLEN ARAÚJO DA  and  BEHAR, PATRICIA ALEJANDRA. COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO CONCEITO. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e209940.  Epub July 26, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698209940.

O presente artigo trata de uma revisão sistemática acerca do conceito de Competências Digitais (CD) na Educação. Para isso, utilizaram-se três bases de dados: Banco de Teses e Dissertações da Capes, Portal de Periódicos da Capes e Google Acadêmico com as palavras-chave Competências Digitais, Competência Digital e Digital Competence. Utilizaram-se publicações feitas entre 1997 e 2017, exclusão de textos coincidentes e seleção de textos de interesse. No total, foram levantadas 487 publicações tendo sido analisadas 40. Constatou-se a importância em compreender o conceito de CD, já que a complexidade tecnológica fez emergir diferentes necessidades. Assim, foi preciso traçar um histórico de termos que se relacionam, como Letramento Computacional, Letramento Informacional, Letramento em Mídias e Letramento Digital. Verificou-se que a maioria dos autores trata as competências digitais como um conjunto de elementos, a saber - conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), necessários para que o sujeito atue por meio das tecnologias.

Keywords : Competências Digitais; Educação; Tecnologias Digitais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )